O Livro dos Vilões, Vários Autores, Editora Galera

#olivrodosvilões #carinarissi #cecilyvonziegesar #dianapeterfreund #fabioyabu #editoragalera #amoler #leitura #lido #livros

O Livro dos Vilões

“Você provavelmente já escutou essa história antes, mas, com certeza, não ouviu a verdadeira história. Não que eu possa culpá-lo por isso. A imprensa adora transformar alguém em vilão. Ou vilã, como é o caso.”

"É melhor comprar amizade, penso, do que desdém, que é o que estivemos traficando por gerações."

“Durante minha curta estadia com Clara, a cada noite a paleta do Universo me era revelada. Cada um dos nossos encontros adicionou mais cor não apenas ao meu coração, mas ao mundo à minha volta.”



SINOPSE

Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor.


Conto 1 - #STEPSISTERS SOBRE SAPATOS E SELFIES

No conto de Cecily von Ziegesar, uma história que traz as irmãs más de Cinderela, que se passa durante a noite e o dia do Baile de Solstício de Verão da escola frequentada pelas meninas. Regado de glamour e futilidade, não muito diferente dos dias de hoje, o conto tem personagens não muito desenvolvidos e sem nenhum carisma, com a visão do “lado mau” Da história. Achei que seria mais interessante, mas não foi o que aconteceu.

O comportamento da Cinderela como esperado de boa moça não foi bem o que transpareceu ao decorrer da história parecendo que ela também estava no time das malvadas.


Conto 2 – MENINA VENENO

Conto mais longo do livro, da Carina Rissi, conta a história de Malvina Neves, uma modelo famosa, que começa a ver sua vida desandar quando é trocada numa campanha por sua enteada, Bianca Neves. Com seu passado duro em um orfanato Malvina não é uma pessoa má, mas sim alguém que fez más escolhas na vida. Ao decorrer do conto ele vai se tornando mais interessante, com sua história leve que se aprofunda na personagem principal contando seu passado e mostrando seu lado frágil.


Conto 3 – QUANTO MAIS AFIADO O ESPINHO

Um conto moderno da Malévola. Malena é uma bruxa e em sua comunidade todos abominam esse termo e cometem muitos atos contra ela e sua família, mas sempre lhe pedem ajuda às escondidas. Ela sonha em ter uma vida normal de adolescente e em um acordo com sua mãe, começa suas aulas em outubro, mas não será às mil maravilhas que ela esperava. O conto fala sobre bullying, preconceito, aceitação, sexo e drogas. Malena mente para as novas amigas sobre quem realmente é e se encanta por um garoto que tem fama de gostar de meninas novas na escola. O Conto é intenso e as situações que a personagem passa faz ter empatia por ela mesmo quando comete o ato de vilã, mas se redimindo mais tarde.


Conto 4 – A MENINA E O LOBO

Por último o conto do autor Fábio Yabu que, sem dúvida, foi o melhor do livro. Nesse conto o narrador é colocado como um deus para dar a magia de todos os contos de fadas, mas só como manda as suas regras. Nele é apresentado a história pelo os olhos do Lobo Mau, que está cansado de ser deixado de lado e sempre ser caçado, espancado e de acabar com pedras dentro de seu estômago agonizando até a morte. Toda a história se passa em um Reino, onde todos os personagens, de todos os contos se encontram e tudo isso acontece paralelo ao mundo real.

Para mudar essa sua realidade de tortura constante com a ajuda do oitavo anão ele toma a decisão de fugir do mundo dos Contos de Fadas. A sua fuga para o mundo real acaba causando um alvoroço, tanto no mundo dos Contos de Fada quanto no mundo real, visto que ele acaba virando manchete de um noticiário local por ter sido encontrado na casa de uma família de brasileiros que moram em Chicago. A amizade que o Lobo constrói com a garotinha Clara é a mais bela, mudando a vida deles e de todas as crianças, assim se tornando amado e reescrevendo a sua história.

Sem dúvida o ultimo conto para mim foi o melhor. Fabio Yabu, de forma autentica, assim como os outros autores, nos mostra com outras perspectivas suas releituras e críticas aos personagens perfeitos dos contos originais. Um livro para qualquer idade e pessoa, que estiver disposta a entrar nesse mundo onde nem sempre o lobo mau é mau e que também toda história precisa realmente acabar bem.


Espero que tenham gostado da resenha dessa semana e até a próxima.

Bjs da Mari